Qual a hora de levar o filho para a psicoterapia?



Qual a hora de levar o filho para a psicoterapia?

(Por Rosario Câmara – Marina Loreto – Revista Muito Mais)

Muitos pais podem se perguntar quando é o momento de levar o filho para a terapia. Os sinais de alerta, aos quais os pais devem ficar atentos variam de idade para idade, mas os sintomas mais comuns de dificuldades no desenvolvimento infantil que merecem a atenção dos pais são:
·         Dificuldade de socialização;
·    
        Preferir ficar na tela (seja do celular, tablet ou da televisão) ao invés de estar brincando com outros adultos e/ou crianças;

·         Reações emocionais exageradas, seja muito choro ou muita raiva, que eles não conseguem controlar;

·         Dificuldades para se alimentar;

·         Para crianças pequenas (de 01 até 03 anos de idade), o atraso na fala pode ser um complicador;

·         Dificuldades para dormir sozinho, ou fazer atividades sozinho;

·         Quando o brincar está pobre e pouco criativo;

·         Quando as notas da escola estão muito baixas;

A criança ser muito agitada, falar muito, não parar quieta, brigar demais com os irmãos, fazer muitos questionamentos, não é necessariamente um sintoma de dificuldade ou um sinal de problema. O estilo de vida da nossa sociedade tem tolhido um pouco o movimento próprio da infância: correr, pular, se jogar, ralar o joelho, e isso pode ocasionar um acúmulo de energia que faz elas atormentarem pais e professores. Mas isso pode ser apenas um sinal de que ela está procurando utilizar toda a sua curiosidade e capacidade de movimento para explorar o ambiente que o cerca.

Então, para as mães e os pais de plantão super preocupados, se você acha que tem algo de errado com seu filho, procure um profissional. Se você acha que não está sabendo o que fazer com sua criança, procure um profissional. Nem que seja para tirar todas as dúvidas e, nesse mundo onde tanta gente dá palpite em como cuidar dos filhos dos outros, encontrar sua própria forma de cuidar e educar seus filhos é uma tarefa difícil e, às vezes, os pais só precisam de alguém que lhes digam que o caminho é esse mesmo e lhe deixem seguros na sua forma de agir e o profissional de psicologia pode ser esse alguém.