Como são as dores da enxaqueca?
A maioria das pessoas sofre ocasionalmente de dores de cabeça e considera isso uma situação normal. A dada altura, a cefaleia tende a tornar-se um problema, quando intensa e/ou frequente. Basicamente, as cefaleias podem ser divididas em aguda, sub agudas e crônicas. No caso das crônicas, todas tem uma base neurobiológica, são incapacitantes e diminuem a qualidade de vida.
A enxaqueca tem sido considerada uma doença crônica nos grandes centros urbanos, que se tornou um grande problema de saúde pública, devido a sua alta prevalência. Ela afeta a vida de milhares de pessoas e causa impactos significativos na sociedade. O tratamento para dor de cabeça frequentemente é associado ao abuso de medicamentos, e, posteriormente a consequentes reações adversas e a cefaleia de rebote.
Quais são os tipos de enxaqueca?
Existem vários tipos de cefaleia e, quase 90% das cefalalgias encontradas nos ambulatórios diariamente, se encaixam no grupo das cefaleias crônicas. As formas clínicas mais frequentes são a enxaqueca com ou sem aura, a cefaleia do tipo tensional e a cefaleia em salvas. Apesar disso, a maioria dos pacientes chamem de enxaqueca toda e qualquer cefaleia recorrente.
Existe ainda um tipo importante que é a cefaleia por uso excessivo de medicamentos. Trata-se de uma cefaleia secundária, mas que ocorre apenas como complicação de uma cefaleia pré-existente, em geral, do gênero enxaqueca ou cefaleia tipo tensão.
Analisando material publicado no período entre 1996 e 2012, evidencia que a acupuntura é eficaz no tratamento da cefaleia, reduzindo a necessidade de medicação, proporcionando analgesia, relaxamento, promovendo a liberação de opióides, produzindo efeitos homeostáticos e harmonizando psicologicamente o indivíduo.
A acupuntura é destacada como uma terapia não medicamentosa efetiva para tratar a enxaqueca pois, além de controlar a dor, é uma especialidade segura, econômica e sem efeitos colaterais
Como é feito o tratamento?
Inicialmente pode ser feito com sessões uma a duas vezes na semana, com duração de trinta a cinquenta minutos, e a escolha dos pontos será sempre individualizada e baseada no diagnóstico sindrômico da Medicina Tradicional Chinesa. Os resultados podem ser observados logo durante o primeiro mês de tratamento, dependendo da frequência e da intensidade das crises que o paciente apresentava antes de iniciar a acupuntura.
-
Redes Sociais da Muito Mais